Economia e Política do Corporativismo no Período Entre-Guerras

O objectivo deste projecto é apresentar novos argumentos que mostram a relevância das experiências corporativistas durante o período entre-guerras, não apenas para se compreender melhor o desenvolvimento e disseminação das ideias, análises e políticas económicas durante esse período, mas também para se explicar o modo como diferentes regimes políticos podem acomodar e utilizar noções e conceitos com um significado muito mais amplo e genérico.

O projecto irá reconstruir as raízes e origens históricas do movimento corporativista e analisar tanto as experiências bem sucedidas como as malogradas que se realizaram em vários países europeus. Também se apresentará uma discussão aprofundada dos diálogos críticos e de elogio mútuo que ocorreram entre o corporativismo e outras escolas do pensamento económico, tais como a economia neoclássica e a economia keynesiana.

Será dada uma ênfase especial à apresentação de diferentes argumentos acerca da posição do Estado na ordem económica e das várias formas de intervenção estatal.

Entidade proponente
Não
Keywords:

Corporativismo, Período Entre-Guerras, Ideias Económicas, História Europeia

Objectivos:
O projecto incide no corporativismo como um conceito e movimento histórico fundamental, embora o seu âmbito e os seus objectivos ultrapassem os limites das experiências históricas associadas com o corporativismo do período entre-guerras e do (neo-) corporativismo democrático ou social do pós-guerra. De facto, o projecto irá abordar questões estreitamente relacionadas com o funcionamento de instituições políticas e económicas e irá abordar problemas mais amplos relacionados com o desempenho, crescimento e integração na Europa do séc. XX. Ainda que o projecto se centre principalmente no estudo da experiência histórica portuguesa, o principal objectivo em mente será proporcionar os fundamentos para o desenvolvimento de uma agenda de investigação verdadeiramente internacional. <p>Considerando o amplo conjunto de questões que serão abordadas, o projecto abrange os interesses e motivações intelectuais não só dos historiadores económicos e historiadores da economia, mas também de um grupo mais alargado de historiadores, sociólogos e cientistas políticos de áreas mais gerais.</p>
Parceria:
Não Integrado