"E depois do primeiro filho?" Os meandros da construção "a dois" de biografias conjugais de fecundidade

A baixa fecundidade da sociedade portuguesa tem como traço distintivo o peso das descendências de filho único, realidade que urge interpretar pelas consequências sociais, familiares e políticas que acarreta. Mas também pela perplexidade que causa quando confrontada com outras tendências, como a consolidação do modelo ideal de dois filhos e o recurso mais generalizado à contracepção moderna, que permite adequar as práticas às aspirações procriativas. É sobre este paradoxo que queremos reflectir, a partir da clarificação dos meandros da construção "a dois" dos projectos de fecundidade de casais que têm apenas um filho. No impasse entre ficar pelo filho único ou aumentar a descendência, queremos desvendar o modo como se articulam, nesta (in)decisão, variáveis das biografias individuais e da biografia conjugal da fecundidade já construída. Mas também queremos conhecer o impacto dos diferentes contextos sociais em que estas biografias são produzidas, pois engendram constrangimentos e quadros de valores específicos.

Entidade participante

Biografia Conjugal, Filho Único, Fecundidade, Família

Conhecer as circunstâncias que sustentam o aumento das descendências de filho único na sociedade portuguesa contemporânea é o objectivo fundador da pesquisa. No momento em que a profunda transformação da paisagem demográfica europeia - baixa natalidade, envelhecimento - coloca novos desafios aos poderes políticos e às sociedades, pensamos que é imperativo reflectir sobre aquela realidade. <br />Pretendemos fazer um retrato das famílias de filho único na sociedade portuguesa, a partir de fontes estatísticas (evolução recente, distribuição regional, caracterização sociográfica), para depois enquadrar o caso português no contexto europeu e em especial da Europa do Sul. A queda recente e célere do índice sintético de fecundidade destes países tem levado à equiparação de realidades que encerram singularidades importantes, ao nível da evolução daquele indicador e da prevalência das descendências de filho único. <br />É sobre este pano de fundo que pretendemos investigar os processos e as razões que conduzem à decisão de ter um filho único, a partir de entrevistas em profundidade a casais que têm apenas um filho, num momento de encruzilhada da biografia conjugal de fecundidade: ficar ou não pelo filho único. Queremos desvendar o seu impacto na tomada de decisão, mas também o das biografias individuais e o dos contextos sociais.
State of the art:
O recuo da fecundidade europeia a partir de meados do s&eacute;culo XX inscreve-se na longa tend&ecirc;ncia de redu&ccedil;&atilde;o intencional dos nascimentos (Bardet e Dup&acirc;quier, 1986; Bandeira, 1996) conhecida por ?primeira revolu&ccedil;&atilde;o contraceptiva? (Leridon, 1987). Todavia, s&oacute; quando os casais passaram a ter &agrave; disposi&ccedil;&atilde;o m&eacute;todos anticoncepcionais de alta efic&aacute;cia ? o que aconteceu em pleno s&eacute;culo XX ? &eacute; que passou a ser poss&iacute;vel domesticar a fecundidade. Esta ?segunda revolu&ccedil;&atilde;o contraceptiva? (idem) transformou a rela&ccedil;&atilde;o do casal com a procria&ccedil;&atilde;o, pois passou a ser uma arena sujeita a processos de decis&atilde;o: ter filhos ou n&atilde;o, quantos e quando. N&atilde;o obstante, estudos europeus t&ecirc;m referido a uniformidade de representa&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas procriativas: s&atilde;o poucos os casais que decidem n&atilde;o ter filhos (Toulemont, 1995; McAllister e Clarke, 1998); e os dois filhos consubstanciam o ideal de descend&ecirc;ncia, situando-se a baixa a partir do terceiro (Segalen, 1999). <br />Portugal acompanha estas tend&ecirc;ncias, apesar do atraso da transi&ccedil;&atilde;o demogr&aacute;fica (Bandeira, 1996). Parte, nos anos 60, de um &iacute;ndice sint&eacute;tico de fecundidade dos mais elevados da Europa, caracter&iacute;stico de uma sociedade marcadamente rural; e o direito ao planeamento familiar s&oacute; foi conquistado em Abril de 1974 (Almeida, 2004), adiando a generaliza&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas contraceptivas seguras (idem; INE, 2001). A n&iacute;vel dos valores, os estudos apontam tamb&eacute;m para a preval&ecirc;ncia do ideal de dois filhos (Almeida e Guerreiro, 1993; INE, 2001), sendo de sublinhar o recuo acentuado do ideal de tr&ecirc;s filhos desde os anos 70 (Cunha, 2006). Outro tra&ccedil;o decisivo &eacute; o desfasamento entre a consolida&ccedil;&atilde;o daquele ideal e o aumento das descend&ecirc;ncias de filho &uacute;nico, cen&aacute;rio que resulta das dificuldades que as fam&iacute;lias sentem em satisfazer as (crescentes) condi&ccedil;&otilde;es indispens&aacute;veis para assegurar a vinda de uma crian&ccedil;a (idem). Trata-se de um sinal evidente da centralidade dos filhos na fam&iacute;lia e do empenho desta na sua promo&ccedil;&atilde;o social (Almeida e Wall, 2001; Almeida, 2003). <br />As pesquisas mais recentes sobre a fecundidade portuguesa t&ecirc;m auscultado separadamente os universos femininos e masculinos (Wall, 2003/2005, Cunha, 2006; Almeida, 2004). Mas faltam pesquisas que elejam o casal enquanto unidade de an&aacute;lise, como j&aacute; acontece com outros campos da vida familiar (Torres, 2002). Mesmo o estudo cl&aacute;ssico dos anos 70 de Kellerhals et al. (1982), onde, justamente, foram entrevistados casais sobre as suas aspira&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas procriativas, a quest&atilde;o da negocia&ccedil;&atilde;o conjugal ficou submergida pela magnitude dos contextos sociais, concluindo-se que &eacute; basicamente a situa&ccedil;&atilde;o escolar e profissional das mulheres que determina os perfis de fecundidade.
01/12/2006
01/12/2009