Roberto Pannico
Doutor em Ciência Política pela Universitat Autònoma de Barcelona, é atualmente investigador pós-doutoral no projeto ERC MAPLE, coordenado pela Dra. Marina Costa Lobo, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Obteve um bacharelato em Relações Internacionais pela Universidade de Nápoles "L'Orientale" e um mestrado em Ciências Internacionais (vertente de Ciência Política) na Universidade de Siena. Também foi estudante de doutoramento visitante na Universidade de Nova York e na Universidade de Aarhus.
A sua dissertação de doutoramento (defendida em setembro de 2017) aborda a capacidade dos partidos políticos em moldar as atitudes dos cidadãos em relação à União Europeia. É um estudo quantitativo que usa dados observacionais e experimentais para investigar como, e em que condições, os partidos podem influenciar o que as pessoas pensam sobre o processo de integração, e as implicações que esse o processo top-down tem para a prestação de contas da elite política. A tese foi supervisionada pela Dra. Eva Anduiza (UAB) e pelo Dra. Jordi Muñoz (UB). O primeiro capítulo foi publicado na European Union Politics.
Os seus interesses de pesquisa incluem o eurocepticismo, party cues, politização da UE, processamento de informações, método experimental e métodos de pesquisa.
Palavras-Chave
Public Opinion, Attitudes toward the EU, Experiments, Party cues, EU politicisation
Artigo em Revista
Capítulo de Livro
