Juliana Chatti Iorio
Sou jornalista com bacharelato em Comunicação Social - Jornalismo e Doutoramento em Geografia Humana - Migração.
Vim para Portugal em 2001, onde fiz o meu mestrado em Comunicação e Indústrias Culturais e uma especialização em Estudos Avançados de Comunicação. Durante este tempo, tive muitas experiências de trabalho como jornalista (em jornais, revistas, TV e comunicação digital), mas o mais importante foi o trabalho desenvolvido como membro do gabinete de comunicação do "Programa Escolhas" (2005-2009) - um Programa do Alto Comissariado para as Migrações em Portugal.
Entre 2011 e 2014 trabalhei como assistente de investigação para o Projecto THEMIS (Theorizing the Evolution of European Migration Systems) no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, e em 2014 obtive uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Portugal, para desenvolver o meu próprio projecto de investigação (concluído em 2018).
Entre 2019 e 2020 fui assistente de investigação num projecto científico no Centro de Estudos Sociológicos do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL- ISCTE), e desde então sou investigadora colaboradora nesta instituição e no IGOT. Além disso, desde 2018, sou consultora de língua portuguesa (norma-padrão do Brasil) para a Porto Editora.
Entre Fevereiro e Agosto de 2021 coordenei a implementação do Censo 2021, no município da Amadora (Portugal), o que me fez adquirir novas competências como gestora de equipa; e desde Novembro de 2021 sou investigadora pós-doutoramento no Projecto internacional Vax-Trust - Abordar a hesitação vacinal na Europa, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Área de Atividade: Imigração, Media, Mobilidade Estudantil Internacional, Integração, Juventude
Relatório
Policy Brief
