Joana Catela
Joana Catela estudou Antropologia Social na FCSH-Nova e Estudos Latino Americanos na Universidade de Cambridge. Entre 2010 e 2011 frequentou a pós- graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico. Após um ano a trabalhar para a administração local, em 2018 doutorou-se em Antropologia no ISCTE-IUL com a tese “Nas margens e em trânsito: a saúde mental e as boas intenções numa IPSS nos arredores de Lisboa”, realizada com base em trabalho de campo intensivo num bairro de realojamento com imigrantes.
Entre 2018 e 2019, integrou como investigadora de pós-doutoramento no ICS-ULisboa, a equipa do projeto “exPERts – Organizando o conhecimento do planeamento: política de habitação e o papel dos peritos no PER”. Desenvolveu uma etnografia multissituada em Cascais e na Alta de Lisboa com antigos moradores dos bairros autoconstruídos e com os técnicos envolvidos no seu realojamento.
Entre julho de 2020 e fevereiro de 2021 integrou o projeto “SPLACH – Spatial Planning for Change”, que visa produzir conhecimento informado sobre o sistema alimentar da Área Metropolitana de Lisboa, para o qual desenvolveu remotamente uma etnografia sobre cabazes alimentares.
Juntou-se recentemente como investigadora de pós-doutoramento no ICS-ULisboa para colaborar com o projeto “CLAN: Amizades entre animais e crianças – desafiando as fronteiras entre humanos e não-humanos nas sociedades contemporâneas”.
Os seus principais interesses de pesquisa centram-se em questões relacionadas com antropologia médica e urbana, imigração, saúde mental, habitação, vulnerabilidade e human-animal studies, temas sobre os quais tem publicado e participado em conferências científicas, tanto a nível nacional como internacional.
Área de atividade: Antropologia
Palavras-chave: Antropologia Médica; Antropologia Urbana; Etnografia; Vulnerabilidade; Human-Animal Studies