Prémio ECS

Prémio ECS

VENCEDORES DA 1ª EDIÇÃO DO PRÉMIO EXTENSÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS ICS-UL

Já são conhecidos os projetos contemplados na primeira edição do Prémio Extensão em Ciências Sociais (Prémio ECS) ICS-ULisboa. Este Prémio surgiu com a perspectiva de reforço da dimensão de Outreach/Extensão do ICS.

O anúncio dos vencedores foi feito durante a cerimónia de Abertura do Ano Académico do ICS-UL, que decorreu na passada sexta-feira, online. Ponto alto da abertura do Ano Académico 2020-2021 foi a palestra do Professor Tim O'Riordan, à qual já é possível assistir, como a todo o evento, no canal Youtube do ICS-UL.

Na 1ª edição do Prémio ECS foram recebidas treze (13) candidaturas, nas três categorias, e os projetos vencedores são:

Categoria A - atividades de comunicação e divulgação científica em diferentes suportes (para investigadores). Por maioria, Prémio foi atribuido à candidatura POP - Political Observer on Populism, de Luca Manucci, pelo seu papel de cidadania ativa, bem como pelo objetivo de comunicação bidirecional (uso do blog e twitter) numa iniciativa desprovida de recursos financeiros e institucionais.

Categoria B - atividades de extensão para a comunidade (iniciativas orientadas para, ou desenvolvidas com a comunidade e stakeholders). Por unanimidade foi atribuido Prémio à candidatura Assembleia de Moradores (Bairro 6 de Maio, Bairro da Torre, Bairro da Jamaika) e Caravana pelo Direito à Habitação, de Simone Tulumello, Simone Frangella e Roberto Falanga, pela sua originalidade e relevância, através da aproximação entre academia e grupos historicamente subalternizados e colaboração em processos de empoderamento dos mesmos.

Na Categoria Única (estudantes), por decisão unânime, o Prémio foi para "Porto de Mós: tempo, espaço e memória – I ciclo de conferências", de Kevin Carreira Soares, pela articulação do rigor científico com o envolvimento de stakeholders locais.

O júri decidiu, ainda, a atribuição de duas Menções Honrosas, na Categoria A, às candidaturas: - Sondagens ICS/Iscte-IUL, de Pedro Magalhães, Marina Costa Lobo e Alice Ramos;

- Apresentação dos Resultados do 2o Grande Inquérito sobre a Sustentabilidade em Portugal: Barómetro de Desenvolvimento Sustentável), de Mónica Truninger e Luísa Schmidt.

O júri do Prémio ECS é composto por pessoas externas ao ICS-UL: Cristina Roldão, João Wengorovius Meneses, José Vitor Malheiros e Marta Lourenço, sendo presidido por Rui Costa Lopes, do ICS-UL.

06/11/2020