Organizações têm a oportunidade de se candidatar a 22.000€ para se tornarem parceiras locais do SHARED GREEN DEAL

O SHARED GREEN DEAL é um projeto Europeu de que o ICS-ULisboa é parceiro. O seu objetivo é estimular acções partilhadas sobre iniciativas de base ecológica em toda a Europa, fornecendo ferramentas das Ciências Sociais e Humanas para apoiar a implementação de oito áreas de políticas da UE a nível local e regional.

A sua atuação centra-se nas mudanças que é necessário fazer para a implementação do Pacto Ecológico Europeu, ligando num grau intermédio de ação o nível micro das experiências individuais e o nível macro da organização da sociedade. Assim, é incentivada a interligação de diversos actores para fomentar a transferência de conhecimento e aproveitar a sua experiência colectiva para uma mudança comportamental, social e cultural, em linha com as prioridades políticas do EU Green Deal.

As organizações locais e sem fins lucrativos têm agora a oportunidade de se candidatar a uma verba de €22,000.00 tornando-se parceiros do SHARED GREEN DEAL. As parcerias são oferecidas em seis diferentes tópicos do projeto alinhadas com as áreas de intervenção do Pacto Ecológico Europeu: Energia Limpa, Economia Circular, Preservação da Biodiversidade, Mobilidade Sustentável, Renovação Sustentável de Edificios e Alimentação Sustentável. Serão selecionadas para financiamento 24 organizações na Europa.

As organizações escolhidas como parceiras locais terão a oportunidade de contribuir para a implementação das prioridades do Pacto Ecológico Europeu, criar e reforçar relações com a sua comunidade e instituições locais, beneficiando, simultaneamente, dos resultados da aprendizagem que podem ser adoptados como parte dos processos locais.

As organizações escolhidas como parceiros locais terão a oportunidade de contribuir para a implementação local das prioridades do Pacto Ecológico Europeu, criar e reforçar as relações com a sua comunidade e instituições locais, beneficiando simultaneamente dos resultados da aprendizagem que podem ser adoptados como parte dos próprios processos das partes interessadas locais.

Para além do financiamento, são ainda abrangidos pelo projecto um evento de formação adicional com parceiros do SHARED GREEN DEAL em locais que vão de Roterdão a Chipre, e uma visita de estudo a outro parceiro local.

As experiências têm objectivos específicos de acordo com cada uma das seis áreas de intervenção abrangidas e o prazo para a candidatura é 31 de janeiro de 2023.

Saiba mais aqui sobre os tópicos, o processo de candidatura e as oportunidades e requisitos específicos. As candidaturas terão de ser submetidas em língua inglesa.