Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais

Local:
To be defined
Data:
Inverno / Winter 2020
Horário:
Idioma:
Português, com possibilidade de uso do inglês
Créditos:

OBJECTIVOS

O objetivo desta Escola é explorar as potencialidades do uso de ferramentas digitais na investigação em Ciências Sociais, incentivando os participantes a atualizarem os seus conhecimentos sobre estas temáticas e a refletirem sobre possíveis aplicações para os seus projetos de investigação. Atendendo à importância dos meios digitais no trabalho académico e à rapidez da transformação tecnológica neste domínio, esta Escola procura dar resposta a necessidades de formação metodológica não cobertas pelos atuais cursos graduados e pós-graduados. Durante uma semana os participantes irão ter a oportunidade de entrar em contacto com as funcionalidades de alguns programas especializados para a recolha e análise de dados numa investigação científica, mas também de explorar as potencialidades das ferramentas digitais na organização, estruturação e divulgação de trabalhos de investigação. A Escola é composta por cinco módulos que abrangem as várias etapas do trabalho de investigação, nomeadamente a organização, recolha e sistematização de informação, escrita e referenciação académica, análise de redes sociais, recolha de dados quantitativos e qualitativos online, cartografia e disseminação do trabalho científico para públicos alargados.

Os módulos são complementares, mas podem ser frequentados de forma autónoma, ainda que o número de vagas avulsas seja limitado. A formação ministrada tem uma dimensão essencialmente prática, com a realização de exercícios pelos alunos em todos os módulos.

Esta Escola é organizada em colaboração com o IGOT Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

Destinatários

Estudantes de doutoramento, investigadores em início de carreira, divulgadores de ciência e outros profissionais técnico-científicos.

Observações

É necessário computador e instalação antecipada dos programas recomendados para cada módulo.

Ana Delicado (ICS-ULisboa)

Jussara Rowland (ICS-ULisboa)

Luís Junqueira (ICS-ULisboa)

Mónica Truninger (ICS-ULisboa)

Paulo Morgado (IGOT-ULisboa)

Simone Tulumello (ICS-ULisboa)

Módulo 1 - Ferramentas digitais no processo de investigação | Jussara Rowland (ICS-ULisboa)

Potencialidades de utilização de ferramentas digitais na recolha, organização e partilha de dados e informação:

Ferramentas generalistas na investigação (ex. TRELLO)

Ferramentas de gestão de bibliografia e referenciação, com enfoque particular nas funcionalidades da ferramenta Mendeley.

Exercício centrados na utilização da ferramenta Mendeley

Módulo 2 - Ferramentas digitais para análise de redes sociais | Luís Junqueira (ICS-ULisboa)

Uso de redes enquanto estrutura de dados nas ciências sociais

Conceitos fundamentais

Principais métricas de análise

Visualização de redes sociais

Apresentação de software de análise de redes

Exercícios de preparação de dados, de análise e visualização de redes sociais.

Módulo 3 - Ferramentas de recolha e análise de dados online | Ana Delicado (ICS-ULisboa), Jussara Rowland (ICS-ULisboa), Luís Junqueira (ICS-ULisboa)

Formação prática para utilização de plataformas e software de recolha de dados online, nomeadamente inquéritos por questionário e netnografia/etnografia virtual em fóruns, blogues e redes sociais

Potencialidades e limitações

Procedimentos de construção de instrumentos de recolha sistemática

Técnicas de amostragem

Métodos de análise

Questões éticas

Exposição e exercícios centrados em ferramentas gratuitas disponíveis na internet

Módulo 4 - Cartografia temática digital para Ciências Sociais | Paulo Morgado (IGOT)

Nesta sessão irão aprender:

Porque são os mapas são importantes nas ciências sociais

Como ler um mapa. Os mapas como espelhos da sociedade

Como fazer um mapa: Os mapas como contadores de histórias

Como publicar mapas: Os mapas como veículos de comunicação

Geração de mapas e visualização em diferentes plataformas.

Módulo 5 - Digitalização e difusão do conhecimento: estratégias e escrita online | Simone Tulumello (ICS-ULisboa)

Ser um(a) académico/a digital: potencialidades, riscos, paradigmas e temporalidades.

As potencialidades das ferramentas digitais: blogging (Wordpress), redes sociais (especializadas: Academia.edu, ResearchGate; e generalistas: Twitter, Facebook), métrica de impacto online (Scholar, AltMetric), plataformas de vídeo (YouTube, Vimeo).

Escrita para públicos não académicos

Breves textos de apresentação de resultados de investigação e recomendações para políticas

Projetar estratégia individual de comunicação online e escrever curto post para blog, em tempo reduzido.

Licenciatura em qualquer área científica

Propinas:*
50 euros por módulo (limite de 5 inscrições avulsas por módulo);

150 euros (5 módulos - frequência de toda a escola);

Pagamento no ato da inscrição: 30€*

Alunos ICS e IGOT: 50% de desconto no valor total das propinas
O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável

A escola só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito.

Coordenador Externo
Jussara Rowland