Fazer Etnografia: tecendo o fio entre a prática metodológica e a escrita

Local:
Sala 3 e Online
Data:
07/09/2020 a 11/09/2020
Horário:
Idioma:
Créditos:

Objectivos

O curso visa aprofundar o conhecimento sobre a escrita etnográfica, uma prática que fundamenta os trabalhos antropológicos, mas que tem sido cada vez mais utilizada em outros domínios das ciências sociais e humanidades, tal como as disciplinas da Educação, da Comunicação Social, da Saúde, entre outras.

Pretendemos promover neste período uma oficina de reflexão e prática de escrita etnográfica a fim de que se aprofunde e se experimente o exercício da etnografia.

O curso contará com três tipos de atividades distribuídas ao longo dos dias:
1. Seminário teórico com abordagens metodológicas e epistemológicas da escrita etnográfica a;
2. Leituras dirigidas de textos etnográficos orientados por investigadores e analisados pelos participantes do curso; e
3. Oficina prática de observação e escrita etnográfica, a fim de auxiliar no desenvolvimento das formas de escrita etnográfica através do acompanhamento prático da escrita de um breve ensaio.

Destinatários

Estudantes de pós-graduação, no início do curso ou a a escrever suas teses de mestrado ou doutoramento em antropologia, e para investigadores nas demais áreas de Ciências Sociais e Humanas, e profissionais de áreas diversas, tais qual a Comunicação Social, Educação.

Segunda-feira – 07 Setembro

Manhã
Seminário 1: Da narrativa para a escrita etnográfica – transformação metodológica e epistemológica. Simone Frangella (ICS – ULisboa) e Irene Rodrigues (ISCSP - ULisboa)
Leitura Dirigida 1 – Texto apresentado por Fátima Amante (ISCSP – ULisboa)

Livre para leitura

Terça-feira – 08 Setembro

Manhã
Seminário 2: Produzindo uma etnografia: Narrativas, relatos e dispositivos (contextualizando a etnografia a partir dos materiais que a compõem e de seu lugar na prática científica) - Irene Rodrigues (ISCSP - UL)
Leitura Dirigida 2 – Texto apresentado por João Vasconcelos (ICS-ULisboa)

Tarde
Seminário 3: Das notas de campo ao texto final: a construção da interlocução (questão da mutualidade) – Simone Frangella (ICS - ULisboa)
Leitura Dirigida 3 – texto apresentado por Marcella Coelho (UNB) e Susana Matos Viegas (ICS-ULisboa).

Quarta-Feira – 09 de Setembro

Exercício de Observação Etnográfica
Conduzido por Simone Frangella e Irene Rodrigues

Oficina – Orientações e Práticas
(Conduzido por Simone Frangella e Irene Rodrigues)
Partilha de narrativas das observações
Discussão sobre as experiências etnográficas. Iniciando o desenho escrito.

Quinta-Feira - 10 de Setembro

Seminário 4: A Escrita Etnográfica
Oficina – Desafios de Escrita Etnográfica
(Conduzido por Simone Frangella e Irene Rodrigues)

Tarde
Apresentação dos desenhos de escrita e discussão sobre os resultados.
Apreciação geral sobre a oficina.

Sexta-feira - 11 de Setembro

Seminário 5: A Escrita Etnográfica
Aula de Encerramento: Professor João de Pina Cabral (SAC/Univ.Kent, ICS-UL)

Licenciados em áreas das Ciências Sociais ou Humanidades.

Propinas: 90 €
Pagamento no ato da inscrição: 30€ (a descontar ao total da propina)

Comunidade ICS e ISCSP: 50% de desconto no valor total da propina

O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável

A escola só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito.

NOTA: A escola será trasmitida online para todos aqueles que por motivos geográficos ou de saúde não possam assistir de forma presencial.

Coordenador Externo
Irene Rodrigues