Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador com Recurso ao MAXQDA

Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador com Recurso ao MAXQDA

Local: 
Classroom 3
Data: 
Concluída
Horário: 
09:30 - 12:30
14:00 - 16:30
Idioma: 
Português, com possibilidade de uso do inglês
Créditos: 
3 ECTS

Objectivos

O objetivo central deste curso é facultar uma formação em análise de dados qualitativos assistida por computador que garanta um conhecimento das principais ferramentas e recursos atualmente disponíveis, assim como das principais tendências nesta área. Uma componente conceptual e epistemológica forte e diversificada, será combinada com uma formação prática e operacional, que permitirá aos participantes apreender as opções existentes e dessa forma direcionarem corretamente o seu trabalho. Será dado destaque particular à análise de conteúdo enquanto abordagem metodológica capaz de dialogar com uma ferramenta microinformática de suporte ao processo de investigação e de análise de dados. Neste curso, haverá espaço para a realização de operações com os tipos ou origens de dados mais comuns, incluindo entrevistas, grupos focais, imagens, dados tabulados, diplomas legais, recolhas de imprensa, páginas internet, referências bibliográficas, áudio ou vídeo. Atividades de prática assistida serão combinadas com um conjunto alargado de materiais de suporte, incluindo a disponibilização de tutoriais para referência futura.

Destinatários

O curso destina-se estudantes do ensino superior, a docentes, a investigadores, a quadros superiores de empresa, a especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que pretendam obter conhecimentos em termos de metodologia de investigação científica na análise de dados qualitativos e que utilizem ou pretendam vir a utilizar aplicações para a realização de análise de dados qualitativos de diferente tipologia

 

Bibliografia

Bardin, Laurence (2014). Análise de Conteúdo. Coimbra: Edições 70.

Bernard, Harvey Russel; Ryan, Gery Wayne (2010). Analyzing Qualitative Data: Systematic Approaches. London: SAGE Publications.

Fielding, Nigel; Lee, Raymond (1998), Computer Analysis and Qualitative Research. London: SAGE Publications.

Gibbs, Graham R. (2007), Analyzing Qualitative Data. London: SAGE Publications. Krippendorff, Kimberly (2004). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Kuckartz, U. (2014). Qualitative Text Analysis: A Guide to Methods, Practice & Using Software. London: SAGE Publications.

Lewins, Ann; Silver, Christina (2014), Using Software in Qualitative Research: A Step-by-Step Guide. London: SAGE Publications.

Michael Huberman & Matthew B. Miles (Eds.) (2002). The Qualitative Researcher's Companion. Thousand Oaks: SAGE Publications.

Neuendorf, K. A. (2002). The Content Analysis Guidebook. London: SAGE Publications.

 

Francisco Freitas (MAXQDA Professional Trainer) [http://www.maxqda.com/workshoptrainer/francisco-freitas]

Dia 1

09h30-12h30: Aspetos epistemológicos e conceptuais da investigação com recurso a dados qualitativos

Atividades/Conteúdos

-Epistemologia da análise de dados qualitativos;

-Objetivos e domínios de aplicação;

-Etapas da análise de dados qualitativos;

-Procedimentos de análise de conteúdo

-Construção de grelhas de análise;

-Implicações e particularidades da utilização aplicações na análise de dados qualitativos

13h30-16h30h: Introdução ao MAXQDA e gestão de ficheiro de projeto

Atividades/Conteúdos

-Recolha de dados com MAXApp (i.e. recolha de texto, imagem, áudio e/ou vídeo);

-Aplicações auxiliares para gestão e manipulação de dados;

- Interface, organização interna e gestão da informação em MAXQDA;

-Criação e gestão de ficheiro de projeto;

-Criação de novos documentos e inserção de dados;

-Transcrição de áudio e/ou vídeo em MAXQDA;

-Preparação e importação de documentos;

-Importação de documentos pré-processados (e.g. grupos de discussão ou questionários);

-Importação de dados bibliográficos;

-Captura e importação de páginas Internet;

-Recolha de dados de Redes Sociais: Twitter e YouTube.

Dia 2

09h30-12h30: Preparação, análise e categorização de dados

Atividades/Conteúdos

-Categorização e codificação através de grelha de análise;

-Utilização de cores na categorização de dados e Emoticodes;

-Definição de favoritos de códigos

-Codificação pelo parafrasear de informação

-Transformação do Sistema de Códigos

-Ferramentas de anotação e gestão de anotações;

-Pesquisa de informação codificada

-Ligação de documentos;

-Trabalho em equipa com MAXQDA;

-Referenciação de dados em MAXQDA;

-Definição de variáveis, importação e exportação.

13h30-16h30h: Pesquisar, consultar e definição de critérios de análise

Atividades/Conteúdos

-Pesquisa e recuperação de informação;

-Pesquisas lexical simples e pesquisa alargada/complexa;

-Ativação por variável e ativação por cores;

-Transformação de códigos em variáveis;

-Autocodificação de dados e de resultados;

-Exportação e importação de dados;

-Comparação de grupos;

-Sumários e grelhas de análise;

-Gráficos, estatísticas, processamento quantitativo de informação;

Dia 3

09h30-12h30: Reportar de achados e conclusões

Atividades/Conteúdos

-Extração de informação tabulada;

-Extração de livro de códigos;

-Ferramentas visuais: implementação e teste;

-Exportação de resultados;

-Tabelas de resultados predefinidas;

-Partilha e impressão de conteúdos;

-Resumos;

-Relatórios.

13h30-16h30h: Trabalho de projeto pessoal, com dados do/a estudante (tutoria)

Atividades/Conteúdos

-Organização dos participantes em grupos de acordo com interesses ou metodologias de investigação em uso

-Apoio individualizado à implementação de projetos de investigação com recurso ao material empírico de cada participante.

 

Resumo: 3 dias de trabalho, total de 18 horas de contacto, 3 ECTS.

Requisitos

Para frequentar o curso, o candidato deverá ter 18 ou mais anos de idade e enquadrar-se no público-alvo definido. Em caso de preenchimento da totalidade das vagas, para a seriação será dada preferência a candidatos a preparar teses ou dissertações que envolvam projetos de investigação relacionados com as temáticas propostas. É recomendável um bom domínio da língua inglesa para domínio da bibliografia de suporte.

Os participantes deverão trazer o seu próprio computador pessoal (Windows ou Macintosh). Não é recomendável o recurso a Netbooks.

Software necessário: MAXQDA (condições especiais para todos os participantes: serão facultadas licenças temporárias do programa + materiais promocionais) + browser + aplicação para utilizar folhas de cálculo. Serão facultadas instruções sobre aplicações a instalar previamente.

Linguagem de instrução: português e/ou inglês (caso o nº de inscritos de língua estrangeira o justifique).

Inscrições

Propinas: 200 €
Pagamento no ato da inscrição: 30€ 

Comunidade ICS: 50% de desconto no valor total da propina

O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável

A escola só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito.

Coordenador