Timor Etnográfico. Etnografias Coloniais Portuguesas no Século XX

Formato:
Capa Mole
25,00 €22,50 €

A antropologia e o colonialismo português têm um passado em comum. Durante o século XX, os chamados «povos indígenas» da Ásia e África foram objeto de observação e estudo por numerosos administradores, missionários, militares e cientistas coloniais portugueses. Os ensaios aqui reunidos investigam estas hipóteses através de um enfoque no abundante arquivo etnográfico colonial sobre Timor-Leste. Os temas tratados incluem o estudo de «usos e costumes»; as descrições das línguas e religião nativas; as recolhas de lendas; os filmes etnográficos; as Missões Antropológicas; e a presença das etnografias coloniais na imaginação de Timor-Leste como nação.

Etnografias coloniais portuguesas em Timor-Leste

p. 21

Parte I - As Etnografias e o Governo Colonial

Capítulo 1 - Governamentalidade mimética e etnografias de usos e costumes timorenses
p. 55

Capítulo 2 -A etnografia em concurso administrativo: a «monografia etnográfica» em Timor Português, em 1948
Lúcio Sousa

p.83
Capítulo 3- Indigenização enjeitada: dimensões antissincréticas da antropologia missionária em Timor-Leste, c. 1910-1974
Frederico Delgado Rosa
p. 111
Capítulo 4- Descrições portuguesas das línguas de Timor-Leste na transição dos séculos XIX e XX
Hugo C. Cardoso
p. 141

Parte II - Da Missão Antropológica à Antropologia Social

Capítulo 5 - Ruy Cinatti e a abertura de Timor Português à antropologia social no colonialismo tardio
Cláudia Castelo
p. 187
Capítulo 6 - Arqueologia na Missão: autoridade e controvérsias na primeira campanha da Missão Antropológica de Timor, 1953
Rita Juliana Soares Poloni
p. 217
Capítulo 7 - Teatros da violência: folclore colonial e danças do lorosa’e em Ainaro
p. 245
Capítulo 8 -  Uma filmografia colonial de Timor Português: do cinema de propaganda ao cinema etnográfico
Maria do Carmo Piçarra
p. 271

Parte III - As Etnografias Coloniais e a Nação Imaginada

Capítulo 9 - A guerra do barlaque: uma controvérsia etnográfica sobre trocas matrimoniais em Díli colonial (1969-1973)
Kelly Silva
p. 301
Capítulo 10 - As lendas de Timor e a literatura oral timorense
Vicente Paulino
p. 333

Posfácio

Documentos pré-1975 sobre Timor: antigos, mas não antiquados
Maria Johanna Schouten

p. 357

Índice Remissivo  p. 379

Ricardo Roque é Investigador Auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em História pela Universidade de Cambridge (2007), após estudar sociologia e sociologia histórica na Universidade Nova de Lisboa (Lic., Mestr.). Antes de integrar o quadro de investigadores do ICS-ULisboa, foi professor na Universidade dos Açores (1999-2008) e Postdoctoral Research Fellow (2012-13) na Universidade de Sidney, à qual continua afiliado como Honorary Associate no Departamento de História. No ICS, é o atual coordenador do Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-coloniais (http://gi-imperios.org/blog/) e ensina nos programas doutorais em Antropologia e História. Trabalha sobre história e antropologia das ciências humanas, do colonialismo, e das relações interculturais nos espaços de expressão portuguesa, desde 1800 até ao século XX.