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A Sociedade Propaganda de Portugal e a Construção do Turismo Moderno (1888-1911)

A Sociedade Propaganda de Portugal e a Construção do Turismo Moderno (1888-1911)
Autor(es): 
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-526-9
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
2019
Data de publicação: 
2019/Fev
Dimensão: 
14x20
Nº Páginas: 
211
Coleção: 
Colecção Breve
Formato: 
Capa Mole
14,00 €12,60 €

A Sociedade Propaganda de Portugal, fundada em 1906 por um grupo da burguesia lisboeta, foi um organismo pioneiro na história do turismo português. Esta associação delineou um ambicioso projeto de modernização do país através da promoção da atividade turística, criando inúmeros planos relativos a transportes, urbanismo, melhorias na hotelaria e serviços, conservação de monumentos e uma persistente divulgação do país. Apesar destes esforços, a sua ação foi fortemente limitada pela sua condição de organismo privado que carecia de parceiros nos poderes públicos. Este livro analisa a fundação e os primeiros anos de atividade da Sociedade em prol da promoção de Portugal como destino turístico, ao mesmo tempo que recupera o percurso do seu fundador, Leonildo de Mendonça e Costa.

 

Agradecimentos

p. 11

Prefácio

Maria Luísa Sousa

p.13
Introdução p. 25

1. O percurso de Leonildo de Mendonça e Costa: imprensa, Viagens e modernidade (1888-1906)  

p. 41

2. A fundação da SPP       

p. 55

3. A SPP em funcionamento       

p. 87

4. “Lisboa, cais da Europa”      

p. 105

5. Fazer turismo em Portugal      

p. 133

6. Propaganda

p. 161
7. A implementação da República e a SPP p. 187
Conclusão p. 191
Anexo p. 199
Bibliografia p. 205

 

Recensão Análise Social  LIV (3.º), 2019 (n.º 232), pp. 625-627, por Frédéric Vidal. 

Recensão Análise Social, LIV (3.º), 2019 (n.º 232), pp. 625-627, por Frédéric Vidal.