Missão

SOBRE AS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS, SEUS LEGADOS E DESAFIOS   DOUTORAMENTOS, DIRETAMENTE ARTICULADOS COM A INVESTIGAÇÃO   TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PARA A SOCIEDADE

 


O ICS-UL - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é uma instituição universitária consagrada à investigação e à formação avançada em ciências sociais. A missão do ICS é estudar as sociedades contemporâneas, com especial ênfase na realidade portuguesa e nas sociedades e culturas com as quais Portugal tem relações históricas, quer no espaço europeu, quer noutros espaços geográficos. Essas actividades são realizadas num contexto interdisciplinar, e a partir de 7 Grupos de Investigação.

Os painéis internacionais da FCT (1996, 1999, 2005, 2008 e 2014) têm atribuído ao ICS, recorrentemente, a classificação de Excelente. Estas avaliações estimularam investigação cada vez mais inovadora, a procura de um ensino pós-graduado de alta qualidade, e uma atenção crescente à transferência de conhecimento.

Até 2020, o ICS contribuirá para “Sociedades em Mudança: Legados e Transformações”, uma agenda de investigação que permitirá ao ICS consolidar a sua posição como unidade de investigação na Universidade de Lisboa (ULisboa).