Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Apresentação

Os investigadores e doutorandos do ICS, bem como o seu pessoal de suporte técnico- científico acreditam que os desafios que enfrentam no quotidiano não os devem impedir de se envolverem em ações de responsabilidade social que beneficiem a comunidade como um todo, nomeadamente pessoas e grupos em situações de fragilidade social. 

Ao reconhecer o seu dever cívico, a comunidade do ICS procura contribuir para a melhoria da sociedade através da participação pro bono em projectos solidários já existentes, bem como pela criação dos seus próprios programas de responsabilidade social. 

Uma equipa composta por investigadores e técnicos coordena e selecciona as actividades a desenvolver em cada ano, apoia os coordenadores de cada projecto, e procura dar resposta às aspiraçães solidárias da comunidade do ICS. 

Projetos e Parcerias

Para além de participar nas actividades de Responsabilidade Social promovidas pela ULisboa, o ICS é parceiro da PAR, da APGES e do Projecto Escolhas João de Deus, 5ª Geração


A) Projecto Escolhas João de Deus, 5ª Geração

A parceria com o Projecto Escolhas João de Deus, 5º Geração, o qual se desenvolve no Bairro 6 de Maio, Damaia, concelho da Amadora, tem principal incidência numa das muitas actividades que este projecto desenvolve: As Conversas de Bairro. No ano lectivo de 2015-2016, a organização destas conversas fica a cargo dos investigadores do ICS. Sondados os interesses da população do bairro, as conversas procuram sempre dar resposta às suas necessidades mais prementes, convocando quer investigadores, doutorandos ou pessoal do suporte técnico-científico do ICS, quer outras personalidades que mantêm uma relação de proximidade com o Instituto. 

Conversas que tiveram lugar nos meses de Outubro e de Novembro:

29 de Outubro de 2015, 18h-20h: 'Subsídio de Desemprego e Empreendedorismo Social', a cargo da Doutora Cristina Rodrigues, da COM-REC - Comissão de Recursos, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e do Dr. Alexandre Oliveira, Diretor de Serviços de Promoção do Emprego Departamento de Emprego, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional. 

16 de Novembro, 18-20h: 'Para além da Fama: Bastidores das novas profissões de sonho', visionamento do documentário e conversa com Vítor Sérgio Ferreira (ICS-ULisboa).


B) Projecto 18 escolas, 18 ajudas

A Universidade de Lisboa (ULisboa) realiza a 4.ª edição da Campanha '18 Escolas 18 Ajudas', entre os dias 11 de novembro e 11 de dezembro, com a recolha de agasalhos, cobertores e atoalhados para os Refugiados. Em cada Escola ou Unidade Orgânica da Universidade de Lisboa existe um ponto de recolha identificado junto da portaria onde podem ser entregues os seguintes materiais: 
- Roupa de cama e banho: cobertores, edredons, toalhas de banho; 
- Roupa de inverno confortável e quente; 
- Calçado prático e confortável; 
- Brinquedos e livros infantis.


C) Projecto Refúgio & Cidadania

O Programa ICS - Refúgio & Cidadania propõe-se apoiar as modalidades de acolhimento e integração de refugiados, das suas famílias, e de jovens estudantes, através de ações direccionadas para três tipos de público-alvo:
- Voluntários e agentes envolvidos nos processos de acolhimento e integração;
- Famílias de refugiados da zona de Lisboa, recém-chegadas ou já estabelecidas;
- Jovens estudantes sírios (e estudantes de outras nacionalidades);
- Jovens adultos em condição de refúgio, e em situação vulnerável.

De modo a poder ser concretizado, o Programa ICS - Refúgio & Cidadania envolverá:
- Um conjunto de entidades universitárias que organizarão as actividades de formação;
- A rede de instituições que acolhe refugiados;
- A rede de instituições que acolhe estudantes sírios;
- Uma rede de partners que suportam a iniciativa.

O Programa ICS - Refúgio & Cidadania tem cinco objectivos:
- A partir da experiência acumulada de investigadores do ICS que, durante anos, trabalharam com refugiados em vários países, e que, aqui em Portugal, estão a desenvolver trabalho nessa área, apoiar a formação dos voluntários e dos agentes que, no terreno, lidam com refugiados, através de cursos de sensibilização, formação e acompanhamento das iniciativas de recepção, com o objectivo de melhorar a qualidade da intervenção, e favorecer um apoio culturalmente competente.
- A partir das competências científicas e pedagógicas dos investigadores do ICS, e de instituições suas parceiras, apoiar a integração de refugiados, das suas famílias, de jovens estudantes sírios e de outras nacionalidades, e jovens adultos em situação vulnerável, através do desenvolvimento de cursos de formação e de programas de tutorias. Os cursos de formação, relativos à organização e formas de funcionamento da sociedade portuguesa, visam proporcionar um pacote de competências mínimas relativas à organização e formas de funcionamento da sociedade portuguesa, com o objectivo de potenciar a sua autonomia cívica e uma integração mais completa na sociedade portuguesa. O programa de tutorias que os acompanha contempla a identificação de pessoas que se disponibilizem a acompanhar o percurso de uma dada família, de um dado estudante, ou de um jovem adulto, visando, igualmente, a sua autonomização.
- No âmbito do projecto CEC-Centro de Etnopsicologia Clínica, desenvolvido por investigadores do ICS em colaboração com o ISPA, disponibilizar consultas de apoio psicológico, culturalmente informado, e atendimento especializado transcultural, na língua de origem, a refugiados, suas famílias, jovens estudantes sírios e de outras nacionalidades, e jovens adultos em situação vulnerável.
- Providenciar o acesso sem propina a um dos doutoramentos oferecidos pelo ICS, para um estudante sírio, e, futuramente, para um estudante de uma outra nacionalidade. Numa segunda fase, desenvolver fundraising no sentido de disponibilizar bolsas de doutoramento a estes estudantes.

 

Atividades

O IV Fórum da APA - Os submersos e os salvos: intervenções antropológicas sobre refugiados, acolhimento e cidadania - que teve lugar no dia 26 de Novembro de 2015, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, lançou simbolicamente este programa.

O seminário 'O longo caminho: o mundo árabe entre revolta, esperança e crise'
Coordenação: Francesco Vacchiano (ICS-ULisboa) e Isabel Alcario (IPRI-UNL & ICS-ULisboa)

Próximo seminário: 11 Dezembro 2015, Felipe Pathé Duarte, 'O conflito na Síria: guerra civil o terrorismo internacional?'

Muito brevemente serão disponibilizadas mais informações sobre outras actividades do programa.