Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

Apresentação

Os investigadores e doutorandos do ICS-ULisboa, assim como o seu pessoal de suporte técnico-científico, acreditam que os desafios que enfrentam no quotidiano não os devem impedir de se envolverem em ações de responsabilidade social que beneficiem a comunidade como um todo, nomeadamente pessoas e grupos em situações de fragilidade social. 

Ao reconhecer o seu dever cívico, a comunidade do ICS procura contribuir para a melhoria da sociedade através da participação pro bono em projetos solidários já existentes, bem como pela criação dos seus próprios programas de responsabilidade social. 

Uma equipa composta por investigadores e técnicos coordena e seleciona as atividades a desenvolver em cada ano, apoia os coordenadores de cada projeto e procura dar resposta às aspiraçães solidárias da comunidade do ICS. 

 

Projetos e Parcerias

Ao longo dos últimos anos o ICS tem sido parceiro de projetos desenvolvidos no concelho da Amadora, nomeadamente: ‘Projeto Escolhas João de Deus, 5ª Geração’, Bairro 6 de Maio, e o Projeto ‘Para lá do Bairro - 6 de maio, 6ª Geração’, bairro da Venda Nova. Nestes dois projetos foram várias as atividades realizadas expressas, sobretudo, na organização de sessões que reuniram investigadores do ICS e participantes nestes projetos, com o objetivo de discutir problemas, de promover reflexões sobre questões tais como o emprego, o preconceito racial, os perigos da era digital, ou por exemplo, partilhar conhecimento sobre questões práticas, como construir um blog.

O ICS estabeleceu ainda uma parceria com a Associação Plataforma Global para Estudantes Sírios tendo criado canais de para o seu acolhimento nos seus programas de doutoramento. A par disso, e no âmbito do projeto CEC-Centro de Etnopsicologia Clínica, desenvolvido por investigadores do ICS em colaboração com o ISPA, foram disponibilizaram consultas de apoio psicológico a refugiados.

Para além de participar nas atividades de Responsabilidade Social promovidas pela ULisboa o ICS é ainda parceiro da Rede Social de Lisboa e do Projeto Boba Studio 7ª Geração, também desenvolvido no concelho da Amadora.

 

Projeto Boba Studio 7ª Geração

O ICS faz parte do consórcio de parceiros do Projeto Boba Studio 7ª Geração (Programa Escolhas) promovido, e gerido, pela Associação Jardins Escolas João de Deus. O projeto é desenvolvido no concelho da Amadora e a participação do ICS tem sido regular no seu acompanhamento. Tem igualmente promovido atividades pontuais (ex: organização de sessões do Café Studio para incentivar o diálogo com a população do bairro e trabalhar, de uma forma lúdica, alguns temas de relevância social para as crianças e os jovens do bairro). Os investigadores do ICS que participaram neste projeto contribuíram para o desenvolvimento de atividades que envolveram relações intergeracionais no bairro, privilegiando, nomeadamente, as experiências de narrativas sobre a sua história.

Parcerias