Ciência e Sociedade

Ciência e Sociedade

A comunicação de ciência desempenha uma função essencial no diálogo ciência-sociedade, baseada numa crescente interação entre investigadores e membros da comunidade.

Atividades dirigidas a decisores políticos e stakeholders

O ICS, nomeadamente através dos seus Observatórios, desenvolve um conjunto de atividades destinadas a converter resultados de investigação científica em instrumentos de apoio à decisão política e à atuação de outras entidades (stakeholders). Exemplos: 

  • os policy briefs e research briefs,
  • a coleção Portugal Social em Mudança,  
  • a participação dos investigadores do ICS em conselhos consultivos de entidades da administração central e local e de entidades privadas com e sem fins lucrativos (ex. CNADS, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Missão Continente, GovInt Fórum para Governação Integrada)
  • a colaboração dos investigadores do ICS em eventos organizados por stakeholders(seminários, conferências, workshops)

Atividades dirigidas ao público em geral

A grande maioria dos eventos realizados no ICS estão abertos à participação do público em geral. O ICS promove também diferentes iniciativas de disseminação do conhecimento produzido pelas ciências sociais e de envolvimento dos cidadãos em debates sobre temas com uma componente científica. Exemplos:

  • Blogues de Grupos de Investigação e Observatórios (ATSSPARCLIFEImpérios);
  • Consultas a cidadãos sobre temas da atualidade nos domínios dos Grupos de Investigação e dos Observatórios;
  • Exposições de divulgação científica;
  • Noite Europeia dos Investigadores,um dos maiores eventos anuais de divulgação científica da Europa, promovida pela Comissão Europeia;
  • Semana da Ciência e Tecnologia, uma iniciativa anual da Agência Ciência Viva;
  • Greenfest, um dos maiores eventos de sustentabilidade do país de que a Câmara Municipal de Cascais é um dos organizadores.

Atividades dirigidas ao público escolar

O ICS organiza anualmente eventos e estágios que se destinam a proporcionar experiências de investigação aos estudantes e professores dos níveis de ensino básico e secundário. Os investigadores do ICS são também regularmente convidados a efetuar palestras em escolas. Exemplos:

  • Verão na ULisboa - uma iniciativa da Reitoria da ULisboa que proporciona a oportunidade a alunos do ensino básico e secundário (do 7º ao 12º ano) de conhecer e experimentar a vida académica durante uma semana no Verão. O ICS tem participado na semana dirigida a estudantes do ensino secundário;
  • Estágios de Ocupação Científica dos Jovens - O programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, da Agência Ciência Viva, proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica, decorrendo entre Junho e Agosto. O ICS participa regularmente nesta iniciativa. Antes desta colaboração, o ICS já organizava estágios para jovens estudantes desde 2004 no âmbito do Observatório Permanente de Escolas, entretanto integrado no OPJ;
  • Descobre a ULisboa, uma exposição da Universidade de Lisboa dirigida aos estudantes pré-universitários, e público em geral, mostrando-lhes o que se faz na Universidade;
  • Futurália, osalão anual de oferta educativa, formação e empregabilidade em Lisboa.

ICS nos media

Os investigadores do ICS colaboram frequentemente com meios de comunicação social, através de notícias, artigos, reportagens, colunas de opinião e comentários. Têm ainda sido presença assídua no programa da Antena 1, 90 segundos de ciência, dinamizado pelo ITQB Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier.