ICS Research Brief 2018 - Observatório Permanente da Juventude

No contexto do Ensino Superior Português, a Universidade da Madeira (UMa) e os seus estudantes constituem uma realidade pouco conhecida. Tal justificar-se-á, em parte, pelo facto de ser a mais recente universidade pública instituída no território nacional. Contrastando com a sua congénere açoriana – a Universidade dos Açores é criada em 1976, inscrevendo-se na primeira vaga de desconcentração territorial de oferta de ensino superior pós-revolução – a UMa nasce em 1988 com o intuito de dotar a Região Autónoma da Madeira de oferta de ensino universitário próprio, uma vez que este, já então promovido na região, era concretizado “através de centros de apoio e extensões de universidades sediadas no continente” (Decreto-Lei n.º 319- A/88, de 13 de setembro). No ano em que a Universidade da Madeira comemora 30 anos de existência, considera-se oportuno ensaiar um retrato das principais tendências que marcam o acesso a esta instituição de ensino superior, bem como das características sócio- demográficas e académicas dos estudantes que a ela acedem. Como tem evoluído a sua procura ao longo do tempo? Que perfis de estudantes recruta? Quais os cursos que atraem mais candidatos? Com que desafios se debate? Estas são algumas das questões a que se procura dar resposta neste research brief . ÍNDICE A universidade e a sua procura 2-4 Perfil dos estudantes entrados em 2017 4-10 cenários de futuro: alguns desafios 10 Referências bibliográficas 11 1. A UNIVERSIDADE E A SUA PROCURA A expansão e diversificação da oferta formativa na Universidade da Madei- ra é um processo que tem vindo a ocorrer ao longo das suas três déca- das de existência. O primeiro curso de licenciatura a ser lecionado é o de Educação Física e Desporto, em 1989-1990. Quase 30 anos volvidos, a UMa, sedeada na cidade do Funchal, é atualmente composta pelas Faculdades de Artes e Humanidades, de Ciências Exatas e da Engenharia, de Ciências Sociais, de Ciências da Vida e pelas Escolas Superiores da Saúde e de Tecnologia e Gestão, e oferece 51 pro- postas formativas, distribuídas por um leque variado de modalidades e ciclos: cursos de 1.º ciclo (18), ciclo básico preparatório de mestrado integrado (1), cursos de 2.º ciclo (16), cursos de 3.º ciclo (6), curso de Pós-Graduação (1) e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (9). Certamente que a instalação de uma universidade pública na região, na sequência de uma política de expansão e democratização do ensino superior em Portugal, terá propiciado o acesso ao ensino superior de muitos madeirenses que, de outra forma, não teriam possibilidade de frequentar este nível de ensino. Os impactos individuais e coletivos de uma medida como esta extravasam, aliás, a mera credenciação: como vários estudos sublinham, eles abrangem dimensões culturais, económicas e sociais (Costa e Duarte, 2012; Martins e Conceição, 2015; Vieira, 2018), com impacto previ- sivelmente acrescido num contexto de insularidade como o é a Região Autónoma da A Universidade da Madeira (UMa) nasce em 1988, sendo a mais recente universidade pública a ser instituída no país

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