“Retratos de família” num cenário inicial da pandemia COVID 19 em Portugal

Seminários GI
Ter . 23 Jun . 11h00 a 12h30
Online
“Retratos de família” num cenário inicial da pandemia COVID 19 em Portugal
Rita Gouveia
Organização: 
LIFE Research Group; Vitor Sérgio Ferreira (Coord.)

Este LIFE Webinar contará com a participação de Rita Gouveia, investigadora no ICS-ULisboa, que virá apresentar-nos os principais resultados do inquérito nacional sobre os impactos sociais da pandemia COVID 19 nos indivíduos e nas famílias em Portugal, na fase inicial de confinamento decorrente da declaração do Estado de Emergência.

“Retratos de família” num cenário inicial da pandemia COVID 19 em Portugal

A pandemia COVID 19 é uma realidade sociológica e, como tal, deve ser analisada num quadro diferenciado de vivências e impactos sociais. Neste seminário, pretende-se mostrar os principais resultados do inquérito nacional sobre os impactos sociais da pandemia COVID 19 nos indivíduos e nas famílias em Portugal, na fase inicial de confinamento decorrente da declaração do Estado de Emergência. A apresentação centra-se, sobretudo, na diversidade de vivências, desafios e vulnerabilidades sentidas por diferentes tipos de família em confinamento e de acordo com contextos estruturais diferenciados. Os dados provém de uma amostra não-representativa de 11.500 indivíduos que preencheram um inquérito online, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores do ICS e do ISCTE, entre 25 e 29 de Março.

 

Rita Gouveia é investigadora de pós-doutoramento no ICS-UL na área da sociologia da família. Os seus interesses de investigação incluem o estudo da mudança social nas redes pessoais e familiares a partir da perspectiva do percurso de vida e da abordagem configuracional, no contexto das desigualdade sociais. Actualmente, está a desenvolver um projecto de investigação que incluiu um dimensão quantitativa focada na mudança atitudinal face à homossexualidade na sociedade portuguesa; e uma dimensão qualitativa centrada nas histórias de vida e nas redes pessoais de gays e lésbicas em Portugal.

.