ODISSEIA GENÉTICA: VENHA CONHECER A ÉPICA VIAGEM DOS SEUS GENES (sessão 2)

Outros
Qua . 4 Dez . 18h00 a 20h00
Sala Polivalente | ICS-ULisboa
ODISSEIA GENÉTICA: VENHA CONHECER A ÉPICA VIAGEM DOS SEUS GENES (sessão 2)
Vários
Organização:
Instituto de Investigação em Saúde, Universidade do Porto

A sua história familiar vai muito além do que os registos escritos permitem saber. A maioria das pessoas dificilmente conseguirá saber quem foram os seus antepassados além da 3ª ou 4ª geração. Mas os genes que constituem cada indivíduo realizaram uma viagem épica até aos dias de hoje, equiparando-se a um registo único dessa longa jornada geracional.
Os nossos genes são um bem perdurável e inestimável transmitido ao longo das gerações, permitindo a continuidade da espécie.
Neste curso vamos partir à descoberta das raízes dos participantes, uma história narrada pelos seus genes, através da análise de um chip contendo cerca de 1 milhão de marcadores genéticos. Esta viagem pela história será dividida em duas sessões:

- 1ª sessão: apresentação do teste e breve abordagem ao conhecimento científico nele implicado, discussão das questões éticas associadas, “visita” ao passado das populações; recolha do material biológico (saliva) para a análise de centenas de milhares de marcadores do DNA;

- 2ª sessão: entrega individual dos relatórios; comentário geral dos dados anonimizados; esclarecimento personalizado de dúvidas a cada relatório

Sobre custos de participação e outras informações consultar aqui.