Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais II

Outros
Seg . 4 Feb . 09h30 a Sex . 8 Feb . 17h30
Ferramentas digitais para a investigação nas ciências sociais II

O objetivo desta Escola é explorar as potencialidades do uso de ferramentas digitais na investigação em Ciências Sociais, incentivando os participantes a atualizarem os seus conhecimentos sobre estas temáticas e a refletirem sobre possíveis aplicações para os seus projetos de investigação. Atendendo à importância dos meios digitais no trabalho académico e à rapidez da transformação tecnológica neste domínio, esta Escola procura dar resposta a necessidades de formação metodológica não cobertas pelos atuais cursos graduados e pós-graduados. Durante uma semana os participantes irão ter a oportunidade de entrar em contacto com as funcionalidades de alguns programas especializados para a recolha e análise de dados numa investigação científica, mas também de explorar as potencialidades das ferramentas digitais na organização, estruturação e divulgação de trabalhos de investigação. A Escola é composta por cinco módulos que abrangem as várias etapas do trabalho de investigação, nomeadamente a organização, recolha e sistematização de informação, escrita e referenciação académica, análise de redes sociais, recolha de dados quantitativos e qualitativos online, cartografia e disseminação do trabalho científico para públicos alargados.

Mais informações aqui