Ambiente sociais de mudança. Roturas de hierarquias e novas solidariedades (Península Ibérica 1750-1930)

Conferências e Colóquios
Qui . 17 Jun h (Todo o dia) a Sex . 18 Jun h (Todo o dia)
ICS - presencial e online
Organização:
ICS-Universidade de Lisboa e Universidade de Murcia

AMBIENTES SOCIAIS DE MUDANÇA: ROTURAS DAS HIERARQUIAS E NOVAS SOLIDARIEDADES (PENINSULA IBERICA, 1750-1930)

Quinta-feira, 17 de junho · 10:45am – 9:15pm

Link para a VIDEOCONFERÊNCIA: https://meet.google.com/ggc-fabz-tyz

Sexta-feira, 18 de junho · 9:45am – 9:15pm

Link para a VIDEOCONFERÊNCIA: https://meet.google.com/tza-abbh-yyv

O objectivo central do colóquio é debater e avaliar a conexão entre as notáveis mudanças políticas que se efectivam a partir das invasões francesas e da crise das monarquias ibéricas e as continuidades e mutações que se afectam as relações familiares no subsequente contexto. Apesar das roturas na ordem jurídica e política, subsistiram muitas dimensões das relações baseadas no parentesco, no patrocinato e na amizade. A relação entre a consagração das instituições do liberalismo, as elites sociais e políticas e os modelos e comportamentos familiares no grande século XIX constitui o fulcro desta iniciativa. Por isso, ela terá que se traduzir, também, numa análise detalhada das modalidades de estruturação e configuração das hierarquias sociais.

Dias 17 e 18 de junho de 2021 (quinta e sexta-feira).

Modalidade dupla (presencial e online).  Evento aberto a participantes externos para acompanhar as sessões online.

Coordenação:

José Damião Rodrigues (FL-UL)

José Manuel Sobral (ICS-UL)

Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-UL)

Pablo Ortega del Cerro (IH-CSIC)

Francisco Chacón Jiménez (UM)

Juan Hernández Franco (UM)

Antonio Irigoyen López (UM)

Luciana Luque Greco (UM)

Organização:

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e Universidad de Murcia

Registro como assistente: enviar e-mail para pablo_odc@hotmail.com até 15 de junho de 2021