Valerio Torreggiani
Valerio Torreggiani (Roma, 1985) é investigador auxiliar em História no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Em 2015 obteve o grau de Doutor em História de Europa (XIX-XX séc.) na Universidade da Tuscia de Viterbo (Itália) e foi investigador pós-doutoramento em História Económica na Universidade Roma Tre (2016-2017), em Política Económica e História do Pensamento Económico na Accademia dei Lincei (2019-2020) e investigador visitante na Universidade de Lisboa (2017). É membro de NETCOR (Network for the Analyis of Corporatism and Organized Interest), ESHET (European Society for the History of Economic Thought), COMFAS (International Association for Comparative Fascist Studies), SISSCO (Società Italiana per lo Studio della Storia Contemporanea), SISLav (Società Italiana di Storia del Lavoro) e LISE (Laboratorio Italiano di Storia Economica).
A sua investigação foca-se no impacto dos grupos de interesses organizados – sindicatos, federações industriais, ligas agrícolas, etc. – na construção política, económica, jurídica e social da época contemporânea entre os séculos XIX e XX. Mais no específico, os seus interesses de investigação incluem os seguintes temas: a) a difusão transnacional das teorias corporativas, analisadas sob uma perspectiva política, económica, jurídica e cultural; b) a história dos sindicatos e das federações patronais; c) a história dos sistemas financeiros e bancários na época contemporânea; d) a história das organizações internacionais, e precisamente da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Tem publicado vários artigos e capítulos de livros em revistas e volumes peer-reviewed em italiano, inglês e português. É autor da monografia Stato e culture corporative nel Regno Unito (2018) e coautor do livro Istituzioni, Capitali e Moneta. Storia dei sistemi finanziari contemporanei (2017). Encontra-se atualmente a desenvolver um projeto de investigação intitulado “Corporatism and the International Labour Organization: Actions, Networks and Hybridization (1919-1939)”.