Valores Sociais: Mudanças e Contrastes em Portugal e na Europa

Valores Sociais: Mudanças e Contrastes em Portugal e na Europa
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-101-8
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2003/Feb
Dimensão: 
16x23
Nº Páginas: 
496
Formato: 
Capa Mole
21,00 €18,90 €

O Estudo Europeu dos Valores envolve, actualmente, 32 países da Europa Ocidental, Central e de Leste. Este estudo pretende responder às seguintes perguntas: Partilham os Europeus um conjunto homogéneo de valores? Estão os valores a mudar na Europa? Quais as direcções de eventuais mudanças? Qual o posicionamento da sociedade portuguesa num eventual padrão de valores dominante na Europa? Esta obra analisa os valores em diferentes planos da vida: a família, a religião, o trabalho, a política e a moral. Os estudos apresentados foram realizados por um leque diversificado de investigadores: Ana Nunes de Almeida, António Caetano, Ana Delicado, António Teixeira Fernandes, Pedro Moura Ferreira, André Freire, Loek Halman, Marcus Lima, Diniz Lopes, Rita Reis, Susana Tavares, Jorge Vala e José Manuel Viegas.

 

 
Introdução p.23
Parte I
Valores sociais e relações interpessoais
 
Capítulo 1 - Família, conjugalidade  e prociação: valores e papéis
Ana Nunes de Almeida
p.50
Capítulo 2 - Valores morais: as noções de «certo» e de «errado» na transição pós-moderna
Pedro Moura Ferreira
p.98
Capítulo 3 - Valores e atitudes religiosas
António Teixeira Fernandes
p.126
Capítulo 4 - A solidariedade como valor social no Portugal contemporâneo
Ana Delicado
p.199
Capítulo 5 - Capital social na europa contemporânea
Luke Halman
p.257
Parte II 
Valores sociais e contextos institucionais
 
Capítulo 6 - Pós-materialismo e comportamentos políticos: o caso português em perspectiva comparativa
André Freire
p.295
Capítulo 7 - Valores políticos e intervenções do Estado na vida social e económica
José Manuel Leite Viegas
p.363
Capítulo 8 - Valores sociais, preconceito e solidariedade relativamente a grupos racializados e imigrantes
Jorge Vala, Marcus Lima, Diniz Lopes
p.394
Capítulo 9 - Valores do trabalho em Portugal e na União Europeia
António Caetano, Susana Tavares, Rita Reis
p.430
Anexo metodológico p.459
Bibliografia p.473
Índice de autores p.491

 

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Alice Ramos, socióloga, é Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.  Os seus interesses de investigação têm-se centrado no cruzamento de duas linhas de pesquisa: a) o impacto da articulação entre factores individuais (valores e atitudes) e estruturas sociais no desenvolvimento de atitudes discriminatórias, nomeadamente face aos imigrantes e refugiados, numa perspectiva multinível; b) metodologias de estudos trans-nacionais e longitudinais. Iniciou, recentemente, uma linha de pesquisa dedicada ao estudo da formação dos valores e das atitudes discriminatórias na infância e na adolescência, sendo Investigadora Principal do projecto CLAVE (O desenvolvimento dos valores humanos na infância e na adolescência), financiado pela FCT. Desde janeiro de 2018 é Coordenadora Nacional do European Social Survey-ERIC e do European Values Study. 

Shopping cart

Your shopping cart is empty.