História Económica de Portugal 1700-2000 - Volume III

História Económica de Portugal 1700-2000 - Volume III
O século XX
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-307-4
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2012/Jan
Nº Páginas: 
502
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Dura
27,00 €24,30 €

A economia portuguesa chegou ao fim do século XX com atrasos evidentes na dotação de infra-estruturas económicas e sociais e nos níveis de capital humano e de desenvolvimento tecnológico. Mas a economia portuguesa chegou também ao fim do século XX com uma experiência acumulada de desenvolvimento institucional e de concorrência nos mercados externos. Essa experiência será fundamental para acompanhar as mais recentes alterações na economia internacional pautadas pela ascensão nos sectores dos serviços. O desenvolvimento institucional e a política económica terão de liderar esse processo e é aqui que porventura mais dificuldades se farão sentir: A boa condução da política económica exige que se pense nos problemas de forma global e que intervenha de forma localizada. Não basta concluir que falta modernização institucional, embora essa conclusão seja importante. É também necessário fazer um esforço que nos indique quais os estímulos que levam a que essas transformações ocorram. A leitura dos três volumes desta obra é uma ajuda fundamental para pensar globalmente os problemas económicos portugueses. A escolha das vias para alcançar as mudanças necessárias depende da nossa leitura política.

 

Prefácio
Pedro Lains e Álvaro Ferreira da Silva
p.23
Introdução
Pedro Lains
p.25
Capítulo 1 - A transição demográfica
Teresa Rodrigues Veiga
p.37
Capítulo 2 - O trabalho
Luciano Amaral
p.65
Capítulo 3 - O capital
Miguel Lebre de Freitas
p.91
Capítulo 4 - A tecnologia
Abel Mateus
p.125
Capítulo 5 - A agricultura
Fernando Brito Soares
p.157
Capítulo 6 - A indústria
Álvaro Aguiar e Manuel M. F. Martins
p.185
Capítulo 7 - Moeda e bancos
Ana Bela Nunes e Nuno Valério
p.227
Capítulo 8 - Finanças públicas
José da Silva Lopes
p.265
Capítulo 9 - A internacionalização da economia
Óscar Afonso e Álvaro Aguiar
p.305
Capítulo 10 - O império e as relações económicas com África 
Manuel Ennes Ferreira
p.343
Capítulo 11-  A organização do trabalho
João Dias
p.373
Capítulo 12 - Política económica
João Confraria
p.397
Capítulo 13 - Instituições e quadro legal
Nuno Garoupa e Leonor Rossi
p.423
Capítulo 14 - Conjunturas políticas e economia
Álvaro Garrido
p.451
Bibliografia p.475

 

Pedro Lains, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, professor convidado da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica, e membro do Instituto Laureano Figuerola da Universidad Carlos III de Madrid. Foi professor visitante da Faculdade de Economia da UNL, das Universidades Carlos III de Madrid, Brown e Évora; e presidente da Associação Portuguesa de História Económica e Social, director da Imprensa de Ciências Sociais, secretário-geral da European Historical Economics Society, e director da Análise Social. Tem como área principal de investigação a História Económica dos séculos XIX e XX, preocupando-se sobretudo com o estudo do crescimento económico no longo prazo de Portugal e dos países periféricos da Europa; com o estudo da integração europeia; e com os problemas actuais da economia portugue

Álvaro Ferreira da Silva é doutorado pelo Instituto Europeu de Florença e é professor associado da Nova School of Business and Economics.  Entre os seus principais interesses contam-se  o estudo dos grupos empresariais no século XX, e os aspectos tecnológicos e organizativos no desenvolvimento das infrastruturas urbanas.