Seminário do GI LIFE: Sentidos e suportes da arte entre estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro

Thematic Cycles and Seminars
Tue . 22 Nov . 11h00
Sala 2, ICS-ULisboa
Seminário do GI LIFE: Sentidos e suportes da arte entre estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro

Assistir via Zoom
ID da reunião: 931 5096 8725

Senha de acesso: 283080

No dia 22 de novembro, pelas 11h, o LIFE Seminars contará com a participação de Maria Pereira, da Universidade Federal Fluminense (PPG-Educacao) e doutoranda visitante no ICS-ULisboa.

A pesquisa problematiza o lugar da arte entre jovens de camadas populares do estado do Rio de Janeiro, a partir de análise sociológica. Quais os sentidos atribuídos pelos sujeitos à expressão artística? O que os mobiliza a fazer arte? Interessa conhecer sobretudo em que medida a prática artística oferece suportes a esta juventude face a seus desafios comuns e às condições de acesso a arte.

A produção de dados foi realizada durante o período marcado pela pandemia de COVID-19 combinando técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa, e abarcou alunos de 63 escolas no último ano do secundário. A análise do material está atualmente em andamento. 

Maria Pereira é socióloga, gestora cultural e documentarista. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense, atualmente é investigadora visitante no ICS-ULisboa (bolsa Capes), onde estuda o lugar da arte entre jovens brasileiros da rede estadual do Rio. Há mais de 15 anos desenvolve projetos socioculturais com foco nas expectativas da juventude contemporânea, através da sua produtora – Praga Conexões. Produziu e dirigiu um conjunto de documentários para TV, entre eles a série Retornados e o documentário Pássaro Preto (Doctv Latinoamerica). Tem se dedicado aos estudos sobre arte, estética, juventude e educação.