"Os Milénio Têm os Dias Contados: homens e mulheres – voluntária e involuntariamente – sem filhos num ano pandémico"

GI Seminars
Tue . 16 Mar . 11h00 to 12h30
ONLINE
"Os Milénio Têm os Dias Contados: homens e mulheres – voluntária e involuntariamente – sem filhos num ano pandémico"
David Cruz

A apresentação enquadra-se no desenvolvimento da tese de doutoramento «Between Involuntary Childlessness and Childfree: representações e produção de significado de millennials sem filhos em Portugal» que tem procurado averiguar como é que os milénios que não têm filhos experienciam, percecionam e gerem a sua condição childlessness/childfree e a incerteza quanto a uma transição para a parentalidade/convicção de permanecerem sem filhos.

A primeira parte incidirá sobre as técnicas e plano de recolha de informação que foi aplicado, no qual os participantes no estudo foram – individualmente – entrevistados em dois momentos, espaçados por 12 meses. O intuito de se apreender eventuais transformações de vida ocorridas neste período foi potenciado pelo advento da pandemia. A primeira vaga de entrevistas foi realizada precisamente nos meses que antecederam o aparecimento da Covid-19 em Portugal e a segunda vaga realizou-se durante o contexto pandémico. Uma parte significativa da amostra foi direta e indiretamente afetada pela pandemia de forma relevante: por ter contraído a doença, por consequências fatais e graves de familiares próximos, por incremento da instabilidade profissional, por intensificação do número de horas de trabalho e por novas formas de coabitação na conjugalidade. A segunda parte da apresentação focar-se-á nos resultados preliminares das entrevistas, destacando-se as repercussões do contexto pandémico nos ideais de fecundidade e respetivos reajustamentos no calendário reprodutivo nos milénios em estudo.

 

David Cruz é licenciado e mestre na área de Geografia pela Universidade Nova de Lisboa e atualmente bolseiro de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no Programa de Doutoramento Interuniversitário «Sociologia: Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas» (OpenSoc). Fui bolseiro de investigação no projeto «O Duplo Adiamento: as intenções reprodutivas de homens e mulheres depois dos 35 anos», coordenado por Vanessa Cunha.

 

Coordenação dos Webinars LIFE: Vitor Sérgio Ferreira (email)