Oficina de Etnografia: "Desafios etnográficos contemporâneos: religião vivida entre mundos digitais e presenciais."

GI Seminars
Wed . 15 Dec . 14h30 to 16h30
ICS - Sala 2 e zoom
Oficina de Etnografia: "Desafios etnográficos contemporâneos: religião vivida entre mundos digitais e presenciais."
Vincenzo Scamardella

OFICINA DE ETNOGRAFIA  -  GI IDENTIDADES, CULTURAS A VULNERABILIDADE

"Desafios etnográficos contemporâneos: religião vivida entre mundos digitais e presenciais."

O que nos ensina a etnografia clássica para enfrentar os desafios de uma pesquisa que se movimenta nos espaços digitais? Como o etnógrafo pode alcançar estas novas formas de viver o religioso e o íntimo das pessoas? Como lidar com as informações visuais (dos grafismos às imagens) e com o fluxo de dados quando mergulhamos nos mundos digitais? Como a antropologia da religião pode enfrentar as consequências da irrupção do digital nas práticas religiosas e a sua conexão com os espaços devocionais não-digitais?

Vincenzo Scamardella convida-nos a refletir sobre os desafios de investigar as “materialidades religiosas” dos cultos contemporâneos a entidades sobrenaturais. O seu atual trabalho sobre o culto ao Dr. Sousa Martins em Portugal desenvolve-se entre espaços de devoção digitais e presencias, indagando também as circulações e interligações existentes entre estes mesmos espaços.

ENTRE O DIGITAL E O PRESENCIAL

Com a participação especial de Vincenzo Scamardella - Aix-Marseille Université, Idemec (Umr 7307), Casa de Velázquez (Ehehi)

 

Acesso mediante inscrição prévia

Contactos: elsa.peralta@campus.ul.pt e giuliacavallo@campus.ul.pt

Coordenação: Elsa Peralta (Investigadora CEC-FL/UL, Investigadora Associada ICS-ULisboa), Giulia Cavallo (Prof. Aux. Convidada ISCSP-ULisboa)