Conferência ICS 2024: ‘Democratizar, Descolonizar, Desenvolver’

Conferences
Mon . 17 Jun . 00h00
Conferência ICS 2024: ‘Democratizar, Descolonizar, Desenvolver’

Os ‘Três Dês’ e o futuro das Ciências Sociais

50 anos do programa da revolução pelo olhar das ciências sociais

Data: 17 de Junho 2024
Organizadores: Annarita Gori e Ricardo Roque
Local: ICS-ULisboa, Auditório Sedas Nunes

 

Em Abril de 1974, o movimento que pôs fim ao Estado Novo articulou um programa de ação revolucionária com três grandes objetivos: a restauração de liberdades, o desmembramento da ordem colonial, e a modernização social do país. Estes objetivos impunham o fim do regime imperial fascista. Mas não só. Eles comprometiam a revolução de Abril com um profundo programa transformador de Portugal, que se resumia em três palavras: “Descolonizar, Democratizar, Desenvolver”, os chamados "três Dês" da revolução.

Em 2024, ano em que se celebram 50 anos desses acontecimentos, a Conferência ICS propõe refletir sobre o passado, o presente e futuro de cada um desses conceitos nucleares da revolução. Que desafios colocam, hoje, os “três Dês” de Abril à investigação em ciências sociais? Como reavaliar o significado de cada um desses conceitos, a partir do olhar cruzado da antropologia, da ciência política, da história, da sociologia? Que perguntas se impõem? Que direções de pesquisa se anteveem? Como compreender a sua evolução e impacto no tempo, quer em Portugal, quer nos países africanos que conquistaram a independência? Qual a pertinência desta tríade de processos – descolonização, democratização, desenvolvimento – na formação passada, presente e futura do Portugal contemporâneo?

Durante um dia intenso de palestras e mesas-redondas, a Conferência ICS, aberta a toda a comunidade, convidará um grupo diverso de especialistas a refletir sobre estas perguntas com a coletividade de investigadores do instituto e com a sociedade em geral.

Oradores principais:

  • Pedro Ramos Pinto, Universidade de Cambridge, Cambridge, Reino Unido
  • Teresa Cruz e Silva, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique